Busque alguma coisa!

UFRN - Listão da Primeira Fase sai em 8 de dezembro

. segunda-feira, 30 de novembro de 2009
0 comentários

Créditos: Tribuna do Norte

Foto: Andreivny Ferreira

O resultado da primeira fase do vestibular 2010 da UFRN será divulgado no dia 8 de dezembro. A informação foi dada pela Comissão Permanente de Vestibular (Comperve-UFRN) através de seu site.

De acordo com a presidente da Comperve, Betânia Ramalho,  depois de informada essa demanda, o próximo passo é correção das provas discursas.

“Em seguida faremos a plicação das fórmulas para chegarmos as notas finais. A nossa previsão é que o resultado seja divulgado no final de janeiro de 2010”, disse Betânia.

Ela informou ainda que os candidatos devem consultar periodicamente o site da Comperve, pois qualquer nova informação será disponibilizada na página da instituição. 

Resultados estão chegando! Atenção na dica!

. domingo, 29 de novembro de 2009
0 comentários

Estudante da UFRN dá dicas importantes para aqueles vestibulandos que ficam apreensivos com os resultados que estão chegando. Se liga nessa!

Nordeste tem maior aumento de universitários do país

. sexta-feira, 27 de novembro de 2009
0 comentários

Créditos: R7

O Nordeste registrou o maior aumento de matrículas em instituições de ensino superior no país em 2008 frente ao ano anterior, com 7%. A região brasileira ultrapassou também o Sul no número total de universitários e fechou o ano passado com a segunda colocação, só ficando atrás do Sudeste.

Segundo o Censo da Educação Superior 2008, divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Inep, órgão de pesquisa ligado ao MEC (Ministério da Educação), 912.693 alunos cursaram faculdades nordestinas no ano passado, frente 853.319 estudantes em 2007. Já o Sul, que não acompanhou esse ritmo, passou de 864.264 matrículas, em 2007, para 887.182, em 2008.

Para a professora de educação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Maria do Carmo Peixoto, esse aumento mostra um potencial de expansão na região a curto prazo:

- O Nordeste é uma área que tradicionalmente é menos coberta pelo ensino superior. O potencial de expansão é muito grande. Por isso, ali, as faculdades particulares devem ter avançado. O Reuni também trouxe um bom investimento na região.

Os dados do Censo revelaram também que o Nordeste superou a média brasileira. Em todo o país, a quantidade de estudantes foi 4,1% maior em 2008 em relação a 2007 – nesse período, as matrículas no Brasil pularam de 4,880 milhões para 5,080 milhões.

O Estado nordestino que tem mais alunos na faculdade é a Bahia, com 224.766 matrículas. Logo em seguida, vem o Pernambuco, com 170.164 universitários, e o Ceará, com 136.720 estudantes no ensino superior.
A única parte do país onde se verificou um acréscimo no número de instituições de ensino superior foi na região Nordeste, com 10 faculdades a mais no ano passado em comparação aos dados de 2007.


Contraste

Metade dos universitários brasileiros estuda na Região Sudeste. A área respondeu por 2,512 milhões de matrículas do país em 2008, sendo que 55% desse total está cursando faculdades no Estado de São Paulo (1,399 milhão). Em seguida, estão Minas Gerais (521.045), Rio de Janeiro (500.266) e Espírito Santo (92.199).

Apesar de também ter ficado acima da média do país, o Norte ainda ocupa a última posição na divisão por áreas brasileiras. A região teve 6,3% a mais de matrículas na mesma comparação – quando passou de 303.984, em 2007, para 323.190, em 2008 –, mas o número final não alcançou o do Centro-Oeste, com 444.431 alunos na faculdade no ano passado.

O Acre é o Estado que teve o menor número de estudantes nas faculdades em 2008, com 18.649. O topo do ranking nortista foi ocupado pelo Amazonas, com 105.186 universitários, seguido do Pará, com 97.297 matrículas.

Metade das vagas oferecidas nos vestibulares ficou ociosa em 2008

.
0 comentários

Créditos: G1

Das quase 3 milhões de vagas oferecidas em cursos de graduação presencial no país em 2008, metade não foi preenchida. O total de vagas ociosas praticamente alcançou a marca de 1,5 milhão. A grande maioria delas (98%) está em instituições privadas. As informações fazem parte do Censo da Educação Superior, divulgadas nesta sexta-feira (27) pelo Ministério da Educação (MEC).

Numa comparação com os últimos seis anos, 2008 registrou o maior percentual de vagas ociosas: 49,55%. Essa tendência de alta já vinha ocorrendo nos últimos anos. Mesmo assim, as instituições de ensino não deixaram de abrir mais vagas. O número de lugares no ensino superior em 2008 cresceu 5,7% em relação a 2007.


O número de ingressantes em 2008 foi de 1.505.819 alunos. Quase 80% (1.198.506) foram para instituições particulares. Entre as públicas, as federais tiveram o maior número de ingressantes, 162.115.

Os cursos também cresceram em 5,2% e, no ano passado, o Brasil tinha 24.719 cursos em funcionamento. O censo mostra que mais de 72% (ou 17.947) são ofertados por instituições privadas.

Uma das explicações para esse cenário é a falta de planejamento das instituições, principalmente as privadas, na opinião do consultor em ensino superior, Carlos Monteiro.

 “Observamos essa tendência [de alta no número de vagas ociosas] nos últimos cinco anos, que vem aumentando de maneira brutal, principalmente no ensino particular. Isso representa uma deficiência no seu posicionamento estratégico. São instituições que acreditam em um mito que não existe mais. Há 20 ou 30 anos era mais garantido o retorno.”

Jacques Schwartzman, diretor do Centro de Estudos de Ensino Superior da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem uma visão parecida. “Isso é fruto da concorrência no setor privado por alunos, porque essas vagas ociosas são quase todas no setor privado. No setor público, é pouco muito o número de vagas ociosas. Isso representa uma luta por alunos. Eles oferecem mais cursos em lugares e cidades diferentes, com valores mais baixos.”

No entanto, ele pondera que não é possível atribuir unicamente à falta de planejamento das instituições e à luta por atrair mais alunos. “Essas vagas não são totalmente ociosas. Em muitos casos, o acontece é que cerca de 30% dessas vagas são uma espécie de reserva técnica", diz.

"As faculdades isoladas, que não têm autonomia para criar cursos ou ampliar as vagas, na hora de fazer o credenciamento no MEC, superestimam o número de vagas. Assim, se precisarem mais para a frente das vagas, não precisam voltar ao MEC e fazer a burocracia toda outra vez."

Segundo o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, não é nem possível saber se existe capacidade para todas as vagas pedidas pelas instituições.“São vagas autorizadas. Elas não necessariamente mostram a intencionalidade de ofertar essa vaga. Mas não significa que tem professor ocioso, nem aluno ocioso”, disse.

UFPA - Prova do Vestibular é cancelada por suspeita de fraude

. quinta-feira, 26 de novembro de 2009
0 comentários

Créditos: G1 
Foto: Divulgação



A Universidade Federal do Pará anulou toda a prova de geografia da primeira fase do vestibular por suspeita de fraude. Três questões eram semelhantes a outras que já caíram em vestibulares ou tinham sido usadas por um cursinho de Belém.

Alunos de outros cursinhos fizeram protestos pelas ruas da capital paraense e pediram a anulação do concurso.


A universidade informou que será aberto um procedimento administrativo para apurar a conduta dos professores que formularam a prova de geografia. De acordo com a universidade, três professores que participaram da elaboração da prova foram afastados.

Em nota, o reitor da (UFPA), Carlos Edilson Maneschy, diz que o caso foi isolado, restringindo-se à prova de Geografia. A universidade informou que as questões anuladas serão creditadas a todos os alunos.

UFRN: Reveja a sua prova do Vestibular

. quarta-feira, 25 de novembro de 2009
0 comentários

  Foto: Andreivny Ferreira
Boa noite Vestibulando!
Você gostou das provas do Vestibular da UFRN? Achou fácil, difícil ou não foi grande coisa?
Nós do "Vestibular em Foco" queremos que você fique com a cabeça fresca das lembranças da sua prova. Por isso, neste post serão disponibilizadas todas as provas do vestibular 2010! Isso mesmo: Quer relembrar aquela questão que ficou em dúvida? Quer refazer a questão que errou? Quer apenas testar novamente seus conhecimentos? Essa é a sua chance!
Logo abaixo serão disponibilizados os arquivos com as provas. Lembrando que você visitante deve ter no seu computador um programa que leia arquivos em pdf.

Primeiro dia:

Segundo dia:

Terceiro dia (Discursivas):

Fonte: Comperve

É isso aí. É a hora de rever o que foi feito e pensar no que vai fazer. Boa sorte!

UFRN: Resolução das provas discursivas (parte 3)

.
0 comentários

Foto: Divulgação

Atenção Vestibulando!
Finalizando a nossa contribuição para a resolução das provas do Vestibular 2010 da UFRN, você verá os vídeos da prova de Biologia e da Redação.
Os vídeos são creditados ao colégio Ciências Aplicadas.
Boa Sorte!


Redação



Biologia




É isso aí. O Vestibular acabou. Agora é ter muita sorte e esperar o resultado final por parte da Comperve. Boa Sorte!

UFRN: Resolução das provas discursivas (Parte 2)

.
0 comentários

Foto: Divulgação
Atenção Vestibulando!
Como prometido, o blog "Vestibular em Foco" está disponibilizando vídeos com as resoluções das provas discursivas do Vestibular da UFRN.
Neste post, você verá as resoluções das provas de Química, física e matemática. Os vídeos são creditados ao colégio Ciências Aplicadas.


Química:






Física





Matemática





É isso aí vestibulando. O "Vestibular em Foco" ainda não terminou de lhe ajudar. Dentro de instantes, divulgaremos as resoluções de biologia,

UFRN abre período para recurso contra gabarito do vestibular

.
0 comentários

Créditos: DN Online

Os candidatos que não tenham concordado com algumas das respostas do vestibular 2009 da UFRN poderão entrar com requerimento contra o resultado até às 17h30 desta quinta-feira (26) para encaminhar o pedido. O perído foi aberto nesta quarta-feira (25).

Para recorrer do resultado o candidato deve acessar o site da Comperve (www.comperve.ufrn.br) e aguardar resultado previsto para ser divulgado no dia 15 de dezembro, no mesmo endereço eletrônico.

As provas também estão disponíveis. Dos 25.468 candidatos inscritos no vestibular da UFRN, 2.411 faltaram as provas, o que corresponde a 8,91% do total. Na última terça-feira, último dia, a Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) registrou 129 faltosos. Segundo a coordenadora de concursos, Gisele Almeida, o vestibular transcorreu tranquilamente durante os três dias da realização das provas. "Não registramos nenhum incidente grave. Aconteceu tudo dentro da normalidade", disse.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

UFRN: Resolução das provas discursivas (Parte 1)

. terça-feira, 24 de novembro de 2009
0 comentários

 Foto: Divulgação

Atenção vestibulando...
Os professores do colégio Ciências Aplicadas estão disponibilizando na Internet vídeos com as resoluções das provas discursivas aplicadas hoje, 23, no Vestibular da UFRN. Os vídeos são divididos por matéria. Todas as áreas tiveram hoje provas subjetivas.


Neste post você verá resoluções das provas de Geografia, História e Inglês. Boa sorte!

Geografia:





Inglês:





História:





Logo logo, vestibulando, virá o segundo post com as provas de química, física e matemática. Aguarde!

Vestibular UFRN: 2411 ficaram de fora

.
0 comentários

Créditos: nominuto.com

O número de candidatos faltosos no vestibular 2010 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi de 2.411. Nessa terça-feira (24), 129 candidatos faltaram às provas, representando 8,91% do número total de candidatos.

No último dia de prova, nenhum candidato foi eliminado por portar celular, nem estar com resumos de cursinhos, como aconteceu nos primeiros dias. As provas aplicadas hoje foram todas discursivas.

A Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) disponibiliza as provas subjetivas no site a partir das 14 horas.

A coordenadora de concursos da Comperve, Gisele Almeida disse ainda que na próxima segunda-feira (30) a Comperve divulga quando será o resultado previsto da prova objetiva.

UFRN - Gabarito do 2º dia do Vestibular

. segunda-feira, 23 de novembro de 2009
0 comentários

Atenção Vestibulando...
A Comperve divulgou hoje a tarde o gabarito do segundo dia de provas do Vestibular da UFRN. Foram realizadas hoje (23) as provas de português, literatura, história e geografia, além da redação.
Veja o gabarito e boa sorte!

Fonte: Comperve
Questões
Alternativas
Questões
Alternativas
1
D
23
B
2
B
24
D
3
C
25
C
4
B
26
A
5
A
27
C
6
C
28
D
7
D
29
A
8
C
30
B
9
B
31
A
10
D
32
D
11
A
33
C
12
A
34
C
13
B
35
A
14
C
36
B
15
D
37
D
16
D
38
A
17
B
39
C
18
C
40
B
19
A
41
A
20
A
42
D
21
B
43
B
22
C
44
D

UFRN - Segundo dia de Vestibular foi Tranquilo

.
0 comentários

Créditos: Diário de Natal

Foto: Rodrigo Sena (Tribuna do Norte)
A Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) divulgou na tarde de hoje o gabarito do segundo dia de provas do vestibular da UFRN 2009. Os alunos fizeram hoje exames de Redação, Português, Literatura Brasileira, História e Geografia. (veja abaixo)
Neste segundo dia, a Comperve registrou a ausência de 180 faltosos. Durante os dois dias, já faltaram 2.282 candidatos inscritos, que correspondem a 8,44%.
Nesta segunda (23), os candidatos escreveram a redação e fizeram provas objetivas de Português / Literatura Brasileira, História e Geografia. Na redação, os alunos tiveram que escrever um artigo de opinião para ser publicado em um jornal da cidade.
Nesta terça-feira (24), serão aplicadas 12 questões em provas discursivas, com assuntos de três disciplinas referentes a área escolhida pelo candidato.

UFRN - Gabarito do 1º dia do Vestibular

. domingo, 22 de novembro de 2009
0 comentários

Foto: Rodrigo Sena (Tribuna do Norte)
Atenção Vestibulando...
A comperve divulgou agora há pouco o gabarito do primeiro dia de provas do Vestibular da UFRN. Veja o que você acertou e muito boa sorte!


01 - A 02 - D 03 - C 04 - D
05 - A 06 - B 07 - D 08 - B
09 - A 10 - C 11 - B 12 - C
13 - A 14 - C 15 - B 16 - A
17 - B 18 - D 19 - C 20 - B
21 - C 22 - A 23 - D 24 - D
25 - B 26 - C 27 - A 28 - A
29 - B 30 - C 31 - D 32 - D
33 - A 34 - C 35 - A 36 - D
37 - C 38 - B 39 - D 40 - A
41 - C 42 - D 43 - B 44 - B
45 - A 46 - A 47 - D 48 - B
49 - C 50 - D 51 - B 52 - C
53 - D 54 - C 55 - C 56 - B
57 - A 58 - D 59 - A 60 - B
Fonte: Comperve

Você se saiu bem? Ótimo, você está mais perto da UFRN. Se não se saiu bem, não desista: O segundo dia será melhor. Acredite no seu potencial.
Lembre-se: Os portões serão abertos às 7:20 e são fechados às 8:00. As provas começarão a serem aplicadas as 8:10. O "Vestibular em Foco" lhe deseja Boa Sorte!

Começou o Vestibular da UFRN

.
0 comentários

Créditos: Tribuna do Norte

Foto: Rodrigo Sena (Tribuna do Norte)

Foi dada a largada para o Vestibular 2010. Na manhã deste domingo (22) mais de 25 mil alunos entraram nas salas de aula para realizar as provas e disputar uma vaga na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano que vem. Hoje os candidatos responderão as provas objetivas de de química, biologia, física, matemática e língua estrangeira.
As provas começaram a ser aplicadas pontualmente às 8h10 nas escolas de Natal, com o fechamento dos portões acontecendo às 8h. Nos colégios Atheneu e Augusto Severo, no Centro da cidade, o clima de tranquilidade reinou na entrada dos candidatos para a realização das avaliações no primeiro dia do processo seletivo.
Para não correr riscos de perder as avaliações alguns candidatos optaram por sair muito cedo de casa, como foi o caso da aluna Camila Morais, 17 anos. Camila explicou que mora em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, e para não se atrasar saiu de casa às 4h30. Antes das 7h a estudante da Escola Estadual Instituto Padre Miguelino já estava na frente do Atheneu. Ela disse estar confiante para as provas deste domingo.
Ainda no Centro, na Escola Estadual Augusto Severo, a reportagem flagrou o momento em que um aluno, por um minuto, se atrasou para fazer as provas e encontrou o portão fechado. John Hebert Silva, 23, veio do conjunto Gramoré, zona norte de Natal, mas não conseguiu chegar a tempo. O estudante relatou que escolheu o Centro para fazer suas avaliações pela maior opção de transporte. Ele explicou que passou muito tempo esperando o ônibus e perdeu a hora.
Foto: Rodrigo Sena (Tribuna do Norte) 
Se alguns já acham uma maratona enfrentar os três dias de prova da UFRN, a estudante Rafaela Leite, 17 anos, tem caminhada ainda maior pela frente. Além do Rio Grande do Norte, ela vai prestar vestibular no Ceará e em Pernambuco. Rafaela é pernambucana e veio para Natal acompanhada de sua mãe. A estudante tenta uma vaga no curso de Direito.
Os alunos com necessidades especiais fazem provas até às 13h30, enquanto os demais encerram às 12h40. No segundo dia do processo seletivo, nesta segunda-feira (23), os alunos vão encarar as questões objetivas de português, literatura, história e geografia, além da redação. No último dia do exame será a vez das avaliações discursivas.

Mais dicas para enfrentar o Vestibular

. quarta-feira, 18 de novembro de 2009
0 comentários

Meu caro vestibulando, não basta apenas ter força de vontade e muita memória. Por isso, a versão online da Revista Veja publicou um vídeo em que um especialista dá mais dicas para você enfrentar o(s) vestibular(es).


Dicas para você fazer um bom vestibular

.
0 comentários

22, 23 e 24 de Novembro. Um trio de dias que, com certeza, vai mudar a vida de cerca de 6 mil estudantes. Serão nesses dias que a UFRN promoverá seu Vestibular. Com certeza, você leitor deve estar ansioso, pois cada vez mais chegamos perto dos dias de provas.
Por isso, o Vestibular em Foco reproduz algumas dicas que a Tribuna do Norte trouxe para os seus leitores.
Foto: Andreivny Ferreira

Estudos
Resolva questões gerais de todas as matérias que cairão na prova, dando preferência àquelas da organizadora do concurso da vez. Revise as matérias que tem mais dificuldade.


Documentos
No dia anterior ao concurso, separe em uma pasta os documentos que são exigidos para a realização da prova: identidade com foto; separe caneta azul ou preta.


Local da prova
Verifique e, se possível, visite com antecedência o local de prova.Verifique se há algum evento acontecendo nas proximidades desse local, no dia da prova, que possam atrapalhar sua chegada ao prédio. Consulte as linhas de ônibus, os horários e o tempo médio que gasta até chegar ao local de prova.  Programe-se para chegar ao local de prova com uma hora de antecedência.


Lazer
Na véspera da prova, a dica geral é relaxar. Cineminha, bate-papo com amigos (sem bebida alcoólica), caminhada na praia. Não esquecer de dormir cedo para acordar bem disposto.

Vestibular: Boa alimentação ajuda no desafio

.
0 comentários

Créditos para a Tribuna do Norte
Imagem: Jornal O Globo
O vestibular exige preparo físico e mental do candidato. Por isso, quem se prepara para a maratona de provas deve dar atenção especial à alimentação. Refeições leves, ingestão de frutas, líquidos e de alguns alimentos que, por suas propriedades específicas, podem dar uma ajuda extra. É o caso da castanha-do-pará que por ser rica em selênio, favorece a memória.

“A princípio, uma alimentação saudável, diversificada e balanceada deveria fazer parte da rotina de todos os indivíduos. A energia da alimentação deve ser proveniente de carboidratos (50% a 60%), proteínas (10% a 15%), gordura (20% a 30%)”, explica a nutricionista e professora da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN), Thayse Hanne.

Segundo a nutricionista, os carboidratos consumidos devem ser complexos - aqueles encontrados nas batatas, macaxeira, inhame, cará, aveia, milho, arroz, pães, massas - e, de preferência - provenientes de produtos integrais como pão integral, arroz integral, macarrão integral, milho em espiga ou grãos.

Já as proteínas estão disponíveis em alimentos como carnes, ovos, leite e derivados. “Neste caso, os estudantes devem preferir carnes magras e brancas (aves e peixes) para facilitar o processo digestivo”, orienta Thayse. Quanto às gorduras, é interessante que sejam consumidas as de origem vegetal e de peixes. “O azeite extra virgem, além de ser uma boa fonte vegetal de gordura, é também rico em substâncias bioativas. Sardinha conservada em óleo ou salmão são exemplos de peixes ricos em uma gordura benéfica de suma importância para o funcionamento cerebral denominada “ácido graxo ômega 3”, sugere.

Além disso, para o bom funcionamento do organismo devem-se consumir vitaminas, minerais e fibras através de frutas e hortaliças. As frutas devem estar presentes em todas as refeições diárias e nas grandes refeições (almoço e jantar) é indispensável o consumo das hortaliças.

Para saber se a sua refeição está balanceada, presta atenção no prato, quanto mais colorido estiver o prato, melhor. “Quanto ao número de refeições, o ideal é que se fracionem as refeições e se consuma “mais refeições” e “quantidades moderadas”, ingerindo-se entre 3 a 6 refeições por dia”, diz Thayse.

Na tentativa de conciliar os horários, é comum substituir o almoço por uma refeição rápida como salgadinho com refrigerante, na lanchonete da escola ou cursinho. Ingerir alimentos gordurosos, como frituras e salgadinhos industrializados, biscoitos recheados e chocolates, produz o mesmo efeito de uma refeição pesada: deixam a digestão mais lenta e causam sonolência.

“Para um lanche fora de casa, é recomendada a escolha de sanduíches leves com carne magra (frango) sem maionese, acompanhados sucos de frutas (natural ou polpa) ou vitaminas de frutas, como complemento pode-se consumir salada de frutas” sugere a nutricionista.

Alimentação equilibrada e sadia ajudam a manter o corpo com uma boa disposição, facilitando a necessidade de concentração mental:

- O gasto energético é mais elevado decorrente do esforço cerebral nas longas horas de estudo, por isso, o vestibulando deve ter um consumo energético adequado a esta situação. E de preferência, essa fonte de energia deve ser os alimentos naturais e saudáveis, incluindo todos os nutrientes e substâncias necessários ao bom funcionamento do organismo.

- Se o vestibulando quer “dar uma força” à função cerebral, pode consumir de três a quatro unidades castanha-do-pará ao dia (que é rica em selênio), e também ingerir semente de linhaça marrom ou dourada e peixes, como sardinha conservada em óleo, cavala, atum (ricos em Ômega 3). A ingestão de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e compostos bioativos, presentes em frutas e hortaliças, reduz os efeitos da produção excessiva de radicais livres, comum em períodos de estresse.

- Uma boa alimentação também preserva o sistema imunológico e reduz o risco da ocorrência de doenças, que fazem com que o aluno precise faltar às aulas.

ATENÇÃO: essas dicas devem ser seguidas ao longo de toda a maratona de estudos, pois o resultado não aparece uma hora para outra.

Na véspera do vestibular:

- Frituras e alimentos de difícil digestibilidade devem ser evitados a partir de 48 antes do vestibular e até o final do período de provas. Portanto, deixe a feijoada, a batata frita, o bife à milanesa, os molhos de quatro queijos e outros assemelhados para depois das provas.

- É importante evitar consumir alimentos diferentes do habitual para reduzir o risco de intoxicações, alergias alimentares ou mal estar gastrointestinal.

- Também se deve evitar consumir alimentos fora de casa visando reduzir o risco da ocorrência de doenças de origem alimentar, decorrente da ação de microrganismos que causam diarréias, vômitos e febre como sintomas mais frequentes.

- Bebidas alcoólicas não ajudam no vestibular, pois o fígado sobrecarregado dificulta a liberação de energia para o cérebro. Se o vestibulando abusar das bebidas alcoólicas na véspera das provas ainda vai ganhar uma companhia indesejável na hora da prova: a popular ressaca!

Nos dias do vestibular

- É recomendado não fazer as provas de estômago vazio. É importante tomar o café da manhã para compensar o período do jejum noturno ocorrido nas horas em que o vestibulando estava dormindo. Consumir carboidratos complexos (pães integrais, bolos sem recheio, tapioca, cuscuz, granola, cereais matinais integrais) é importante, pois eles são boas fontes de energia.

- Consumir frutas conforme a preferência, seja em pedaços, ou suco, ou ainda vitaminas.

- As gorduras possuem uma digestibilidade longa. Evite queijos gordurosos como queijo de manteiga, coalho ou mussarela. Queijos brancos ou requeijão são boas opções.

- Devido a tensão e o estresse que normalmente aumentam, a produção de ácido lático e radicais livres também ficam elevadas. Refeições contendo alimentos leves e frutas suculentas (com bastante água e antioxidantes naturais) são fundamentais em todas as refeições durante o período de provas.

- Quem não tem o hábito de tomar café pela manhã, deve se habituar antes dos dias de prova. Caso não consiga, é importante levar algo para comerão longo da manhã.

Atenção: se antes das provas o vestibulando consumir alimentos em demasia, isso causará letargia, ou seja, o efeito será sonolência na hora da prova.

Na hora da prova

- É recomendado levar água, frutas de fácil consumo como a maçã, biscoitos secos e, de preferência, sem recheios. Barra de cereal, suco de caixinha e água de coco também são boas opções. Devem-se evitar alimentos que causam sede.

- O chocolate, apesar de ter uma quantidade considerável de antioxidantes e substâncias que ajudam a relaxar, pode trazer desconforto gastrointestinal. Desta forma, se consumido entre 10g e 30g poderá fazer parte do cardápio, preferencialmente, como uma sobremesa.

Seja Bem-Vindo!

Aqui, meu caro visitante, você terá muitas informações sobre Vestibular... Os cursos mais concorridos, uma descrição do processo seletivo, um pouco das melhores universidades do país...

E mais: Para você potiguar, vamos iniciar os trabalhos desse blog com um pouco do próximo vestibular a vista: O Vestibular da UFRN! Fique atento e bons estudos!

Comentários Recentes

Quem nos segue...

Leia o nosso blog em outras línguas

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Os Autores

Andreivny Ferreira:
Um aluno do curso de Comunicação Social, da UFRN, que tem vários conhecimentos também na área de informática, hoje essencial para quem vai trabalhar na área de comunicação. É aluno de Radialismo.

Gabriela Fernandes:
Aluna do curso de Comunicação social da UFRN, que cursa o 6º período de radialismo.

Tasmania Teixeira
Curso radialismo estou no sexto período. Sou objetiva e dinâmica nos meus trabalhos. Além de cumprir rigorosamente meus horários,praticidade para mim é questão de organização e senso de ética profissional.